Segunda-Feira, 23 de Outubro de 2017

Equipe Missionária

Publicado em Notícias arquivadas
Lido 9398 vezes
Avalie este item
(0 votos)

UMA MISSÃO RECONCILIADORA

A Equipe Missionária surgiu como iniciativa dos missionários saletinos que residiam no Seminário e Santuário de N. Sra. Da Salette, em Marcelino Ramos – RS.

Destacamos aqui a iniciativa e a persistência dos padres: Isidro Perim, Presentino Rovani, Antônio Nichelly, Alfredo dos Santos e José Dall Alba, entre outros.

 As principais razões foram:

As solicita ções de paróquias onde ministrávamos cursos para catequistas equipes de liturgia, grupos de jovens e de reflexão bíblica; O trabalho de animação junto as Paróquias, Santuários e Romarias da Salette; Em resposta ao mandato de Jesus: “Ide pelo mundo inteiro e anunciem a Boa Notícia para toda a humanidade”; Em resposta ao apelo da Vida Religiosa e de Maria em Salette: “Pois bem, meus filhos, transmiti isso a todo o meu povo”; E, em vista de uma maior divulgação da mensagem reconciliadora da Revista Salette, e de uma maior promoção vocacional leiga, consagrada e presbiteral...Após varias experiências positivas, o Coordenador Provincial, na época o Pe. Olívio Bedim, no Conselho de Província realizado em Curitiba, no mês de julho de 1979, decidiu-se formar uma equipe para manter sempre vivo o carisma Saletino.

E assim, oficialmente desde agosto de 1979 existe no Brasil esta Equipe Missionária evangelizando em tempo integral.

2. Quais as etapas e quais os elementos de cada missão?

Ter um grupo missionário preocupado com a evangelização, o anuncio do Reino e da mensagem da Salette. Ter um grupo que levasse ânimo e esperança a partir do anúncio do Evangelho para melhorar a organização pastoral das comunidades... Agora já é uma realidade.

Estes ideais viajaram e viajam a 30 anos com um grupo de religiosos-padres e leigos(as) que constituem no seio da Província Imaculada Conceição dos Missionários Saletinos no Brasil, a Equipe Missionária.Sua principal atividade consiste em anunciar a Boa Notícia em comunidades paroquiais e/ou regiões missionária. Contempla as seguintes etapas:

1º Apresentação da missão: visita e encontro com o pároco e lideranças de toda a paróquia para motivar e organizar a missão;

2º Pré-Missão: visita de uma dupla de missionários às comunidades a fim de confirmar a realização da missão e formar equipes e estruturas necessárias para o seu bom andamento;

3º Missão: acontece de 3 a 4 meses após a realização da pré-missão. Por um período de tempo de 3 a 5 dias os missionários convivem em cada comunidade desenvolvendo atividades pastorais e religiosas, através de celebrações litúrgicas, palestras, simbologias, encenações bíblicas e visitas domiciliares;

4º Pós-Missão: acontece na semana seguinte ao término da missão em toda a paróquia. Trata-se de encontros com todas as lideranças das comunidades para uma formação mais específica e assim, garantir a continuidade da missão;

5º Retomada da Missão: visita feita pelos missionários após 1 ou 2 anos da realização da missão, para uma revisão.

Neste processo, procura-se viver o que se anuncia e anunciar o que se vive, confiantes na graça de Deus e alegres na esperança. Assim, Jesus Cristo, o Missionário do Pai nos dá:

- O grande fundamento: “Todo poder me foi dado...”

- O grande desafio: “Ide por todo o mundo...”

- A grande tarefa: “Ensinai o Evangelho...”

- E a grande companhia: “Estarei convosco todos os dias.

Isto tudo porque o Povo de Deus é o nosso maior tesouro.

É nesse espírito e com esses apelos de Jesus e Nossa Senhora da Salette que estamos prosseguindo nossa caminhada missionária. E aqui estamos carregados de esperança e impulsionados pelo Espírito daquele que disse: “Ide por todo o mundo e ensinai o Evangelho”!

Convite

Estimados Párocos e povo de Deus, se desejar as Santas Missões em suas paróquias, façam contato por carta ou e-mail.

E se algum jovem, alguma jovem desejar nos conhecer e ou fazer parte desta valorosa Equipe, entre em contato conosco. 

EQUIPE MISSIONÁRIA SALETINA

Caixa Postal 09
99800-000

Marcelino Ramos – RS
Fones: (54) 3372-1391 e 3372-1231

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Última modificação em Segunda, 23 Março 2015 16:21

Mais Lidas

Error: No articles to display