Quarta-Feira, 23 de Agosto de 2017

PARÓQUIA SÃO BENEDITO - DISTRITO DE SERRA GRANDE - VALENÇA - BAHIA

Publicado em VALENÇA
Lido 334 vezes
Avalie este item
(0 votos)

“Viemos celebrar a festa com bandeira e estandarte, quem ama São Benedito sabe festejar com arte. Benedito, Bené, Bento, da congada e da folia: oi quem quiser ser santo, tem que ter muita alegria”

4Essa história começa em 1963 quando os Saletinos tomam conhecimento da necessidade de uma obra missionária na Diocese de Amargosa. Era o tempo de Dom Florêncio.
Da Diocese de Amargosa, passamos para a Diocese de Ilhéus. Dom Caetano - Bispo de Ilhéus, escreve, em 31 de dezembro de 1965, uma carta anunciando que o Pe. Achiles Trezzi assumiria a Paróquia de Valença. Ele toma posse no dia 30 de janeiro de 1966.
Deixamos, portanto, o município de Santo Antônio de Jesus, (Diocese de Amargosa) no recôncavo baiano, e no dia 15 de janeiro de 1966, assumimos a Paróquia do Sagrado Coração de Jesus em Valença – BA.

Com a criação de novas Dioceses na região, Valença passa a fazer parte da Diocese de Amargosa.

Valença está localizada na região do Baixo Sul da Bahia. Não é uma região onde predomina os “fazendeiros da lavoura do cacau”, bem descrita nos livros de Jorge Amado. Nessa região prevalece os pequenos agricultores. Uma agricultura diversificada no cultivo de algumas plantações quase que únicas no contexto do estado. Essa região produz o cravo da índia, guaraná, pimenta do reino, piaçava, cacau, banana, mandioca... vejam que diversidade.Também é uma região banhada pelo Oceano Atlântico. Vive-se também da pesca e do turismo. Vale dizer que em Valença foi construída a primeira fábrica têxtil do país, em atividade até hoje.

5Por ser formado de pequenos agricultores, o município é constituído por muitas comunidades rurais. Por outro lado, podemos afirmar que a sede do município ficou meio deslocada das comunidades. Ela foi edificada junto do “porto” à beira do rio Una.
Essa região foi abraçada pelos Missionários Saletinos em 1966. Se atualmente enfrentamos algumas dificuldades no atendimento pastoral, imaginem o que era essa realidade na década de 60.

Por aqui muitos missionários foram passando, dando sua contribuição na evangelização e na organização sócio educacional do município.
A cidade foi crescendo e apresentando novos desafios. Chegam as faculdades. Cresce o fluxo turístico etc.

Isso traz também novos desafios à Igreja Católica. Enquanto religiosos, prestamos um serviço à Diocese. O atual Bispo Diocesano, Dom Valdemir, apresentou um projeto da criação de novas Paróquias. No dia 22 de setembro de 2016, tivemos uma reunião onde apresentou oficialmente o projeto e o pedido aos Saletinos de assumirmos uma nova Paróquia. Iniciou-se os debates, reflexões, tanto da parte dos Saletinos que estão na Bahia, como do Conselho Provincial, até decidirmos que assumiríamos a nova Paróquia a ser constituída no Distrito de Serra Grande.

3E assim aconteceu. No dia 05 de março de 2017, ao redor do altar, na Missa presidida pelo Bispo Diocesano, foi lida a Bula de Criação da nova Paróquia e dado posse aos dois padres Saletinos que indicados pela Província para essa nova missão: Pe Renildo e Pe David.
Podemos afirmar que atualmente é a única Paróquia que assumimos com esse perfil. Constituída por comunidades de pequenos agricultores, a Paróquia São Benedito tem um rosto rural. Geograficamente, fica há 14 Km do município de Mutuípe e 60 de Valença, sede onde pertence o Distrito.

O distrito de Serra Grande está ao redor de outros pequenos povoamentos. Tem uma infra estrutura mínima como uma pequenina cidade do interior (escolas, posto de saúde, etc).

Mesmo antes dos Saletinos assumirem a região há 50 anos, o povo já tinha atendimento religioso dos padres que por lá passavam. Com a nossa chegada foi-se firmando a dinâmica das pequenas comunidades, e podemos louvar a Deus por estarmos ao redor de comunidades animadas e bem constituídas, atendidas a partir da missão Saletina presente na Paróquia do Coração de Jesus. Agora, os missionários Saletinos, Pe Renildo e Pe David, continuam a mesma missão, a partir de Serra Grande.

Já existe a Igreja Povo. Agora nossa tarefa é abraçar os desafios da infra estrutura necessária.
Se tomamos a história de toda frente missionária por nós abraçada, perceberemos que em todas elas a história foi assim: passos gradativos, animando o povo a abraçar os desafios, respeitando as reais possibilidades da região, mas motivando o povo a olhar com ousadia o que deve ser feito.

Pe Renildo e Pe David, Deus abençoe essa nova missão! Nossa Mãe Salette está a nos dizer: “Não tenhais medo”!

Pe Edegard Silva Júnior
Coordenador Provincial
05\04\2017

Última modificação em Quinta, 06 Abril 2017 09:42

Mais Lidas

Um mês dedicado às vocações

03 Ago 2017 Notícias Salette

Mês Vocacional 2017

07 Ago 2017 Notícias Salette

A Vocação Sacerdotal

13 Ago 2017 Notícias Salette

A Vocação de ser pai

13 Ago 2017 Notícias Salette